Brasil terá desfiles e manifestações políticas de direita e esquerda neste 7 de Setembro

Atos coincidem com julgamento de Bolsonaro no STF e devem reunir milhares em diferentes capitais do país.

Publicado em 7 de setembro de 2025 às 08:39

Feriado nacional terá manifestações em apoio a Lula e a Bolsonaro - 
Feriado nacional terá manifestações em apoio a Lula e a Bolsonaro -  Crédito: Redes sociais

O Brasil celebra, neste sábado (7), o 203º aniversário da Independência com o tradicional desfile cívico-militar em Brasília, que contará com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Além do evento oficial, o país terá mobilizações políticas organizadas por grupos de direita e esquerda em diversas cidades.

As manifestações acontecem em meio ao clima de tensão política provocado pelo início do julgamento, no Supremo Tribunal Federal (STF), do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus por tentativa de golpe de Estado.

Ao todo, estão previstos pelo menos 66 atos em todo o território nacional, distribuídos entre manhã e tarde. Em algumas capitais, as mobilizações de grupos antagônicos ocorrerão em horários semelhantes e a poucos quilômetros de distância.

Os atos de direita foram convocados pelo movimento Reaja Brasil, liderado pelo pastor Silas Malafaia e apoiados pelo Partido Liberal (PL). A estratégia é dar visibilidade às pautas em locais de grande fluxo, como a Avenida Paulista (SP), Copacabana (RJ) e o Farol da Barra (BA).

Já as manifestações da esquerda, organizadas por movimentos populares como Povo Independente, Povo Soberano e o tradicional Grito dos Excluídos, contam com apoio do Partido dos Trabalhadores (PT). A concentração estará em pontos simbólicos e históricos, como a Praça da Sé (SP), o Parque da Redenção (RS) e o Campo Grande (BA).

Com os dois lados mobilizados, o 7 de Setembro de 2024 será marcado não apenas pelas celebrações da independência, mas também pela disputa de narrativas políticas que refletem a polarização no país.