Caiado anuncia saída do União Brasil e redesenha planos para 2026

Governador de Goiás atribui decisão à federação com o PP e mantém projeto de disputar a Presidência.

Publicado em 27 de janeiro de 2026 às 16:23

Caiado anuncia saída do União Brasil e redesenha planos para 2026
Caiado anuncia saída do União Brasil e redesenha planos para 2026 Crédito: Reprodução/Governo de Goiás

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, decidiu romper com o União Brasil e deve formalizar a saída da legenda nesta terça-feira (27). A informação foi confirmada por apuração da colunista Cileide Alves, do jornal O Popular, após o próprio governador comentar o tema em entrevista a uma emissora de rádio do interior de São Paulo.

Embora ainda não tenha indicado a data oficial da desfiliação, Caiado deixou claro que o movimento está diretamente ligado à federação entre o União Brasil e o Partido Progressista (PP), batizada de União Progressista. Segundo o governador, a nova composição partidária cria entraves ao seu projeto nacional, já que setores do PP, liderados pelo senador Ciro Nogueira, não apoiariam sua eventual candidatura ao Palácio do Planalto.

A divergência interna, de acordo com Caiado, levou à necessidade de buscar novos caminhos políticos. A avaliação do governador é de que a federação prioriza outras alianças e estratégias eleitorais, o que inviabilizaria a consolidação de sua pré-candidatura dentro do atual arranjo partidário.

A intenção de disputar a Presidência da República não é recente. Em outubro de 2025, durante entrevista ao programa Café com CBN, em Goiânia, Caiado afirmou publicamente que pretendia concorrer ao cargo pelo União Brasil, mas já sinalizava a importância de diálogo com outras siglas. Na ocasião, ressaltou que projetos majoritários exigem articulação ampla. “Ninguém sai candidato a presidente, governador ou prefeito em apenas um partido”, declarou à época.

Mesmo com a definição do PL em torno do nome de Flávio Bolsonaro como indicado do ex-presidente Jair Bolsonaro, anunciada em dezembro de 2025, Caiado manteve sua pré-candidatura. Ele afirmou respeitar a escolha, mas reiterou a disposição de seguir na disputa. Em publicação nas redes sociais, declarou-se confiante em uma vitória contra o PT, partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Com a saída do União Brasil, Caiado inaugura fase de articulações políticas, mantendo o discurso de oposição ao governo federal e a ambição de construir uma alternativa competitiva para as eleições presidenciais.