Datafolha: pela 1ª vez, número de petistas e bolsonaristas empata no Brasil

Apoiadores de Lula e Bolsonaro somam 35% cada; queda na identificação com o PT ocorre em meio à queda na popularidade do governo

Publicado em 18 de junho de 2025 às 09:59

Lula e Bolsonaro estão empatados no limite da margem de erro, que é dois pontos percentuais
Lula e Bolsonaro estão empatados no limite da margem de erro, que é dois pontos percentuais Crédito: Reprodução

Brasileiros que se identificam com o PT, partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), somam 35%. É o mesmo índice dos que apoiam o ex-chefe do Executivo Jair Bolsonaro (PL). Os dados são de pesquisa Datafolha e foram divulgados nesta 4ª feira (18.jun.2025) pelo jornal Folha de S.Paulo.

O levantamento foi realizado de 10 a 11 de junho. Foram entrevistadas 2.004 pessoas em 136 municípios de todas as regiões do país. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%.

O grupo que se declara petista recuou de 39% em abril para 35% na pesquisa atual. Já os que se dizem bolsonaristas passaram de 31% para 35%. É a 1ª vez que os 2 grupos registram percentuais idênticos desde dezembro de 2022, quando o instituto iniciou a série histórica.

O Datafolha questionou os entrevistados: “Considerando uma escala de 1 (bolsonarista) a 5 (petista), em qual número você se encaixa?”.

Pessoas que responderam 1 ou 2 foram classificadas como bolsonaristas. As que responderam 4 ou 5 foram categorizadas como petistas. Integram o grupo dos “neutros” os que responderam 3.

Eis o cenário completo:

bolsonarista – 35% (eram 31% em abril);

petista – 35% (eram 39%);

neutro – 20% (eram 20%);

nenhum – 7% (eram 8%);

não sabem – 2% (era 1%).

A redução no percentual de brasileiros que se declaram petistas coincide com o momento de baixa popularidade do governo. O Datafolha apontou que 40% dos brasileiros avaliam a administração Lula como “ruim” ou “péssima”, enquanto 28% a consideram “boa” ou “ótima”.

Com informações do Poder360