Deputados são contra fim da jornada 6x1, diz Quaest

Esse tema ganhou tração especial no final do ano passado, quando ativistas de esquerda se organizaram nas redes sociais e nas ruas pedindo a aprovação da PEC.

Publicado em 2 de julho de 2025 às 08:14

Uma pesquisa realizada pela Genial/Quaest mostra que a maioria dos deputados é contra o fim da jornada 6x1.
Uma pesquisa realizada pela Genial/Quaest mostra que a maioria dos deputados é contra o fim da jornada 6x1. Crédito: Agência Brasil

Uma pesquisa realizada pela Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (02), mostra que a maioria dos deputados é contra o fim da jornada 6x1 (70%). Segundo o levantamento, um recuo dos parlamentares, especialmente em relação à pauta da escala de trabalho, já que aproximadamente 41% deles (210 dos 513) assinaram a proposta de emenda à Constituição que trata do tema, de autoria da deputada Erika Hilton (PSOL-SP).

A pesquisa Genial/Quaest ouviu 203 dos 513 deputados entre 7 de maio e 30 de junho e tem 4,5 pontos porcentuais de margem de erro para mais ou para menos. Entre os deputados ouvidos, 70% dos deputados são contra o fim da jornada 6x1, 22% deles são a favor e 8% não sabem ou não responderam.

Esse tema ganhou tração especial no final do ano passado, quando ativistas de esquerda se organizaram nas redes sociais e nas ruas pedindo a aprovação da PEC da deputada Erika Hilton. Com a pressão, deputados do Centrão aderiram, mas a poeira baixou nos meses seguintes. Em fevereiro deste ano a PEC foi enfim protocolada e, em maio, foi instalada uma subcomissão para discutir o tema.