Eduardo Bolsonaro pede para Itália não extraditar Carla Zambelli

Deputado se manifesta 24 horas após prisão da aliada na Itália e cita sanções dos EUA contra o ministro do STF.

Publicado em 31 de julho de 2025 às 10:44

Reprodução
Reprodução Crédito: Estadão 

Mais de 24 horas após a prisão da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) na Itália, o também deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) quebrou o silêncio nas redes sociais e se manifestou em solidariedade à colega. No entanto, o foco principal de sua publicação foi uma série de críticas direcionadas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), responsável pela condenação de Zambelli.

O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro destacou que o magistrado foi sancionado na quarta-feira (30) pelo governo dos Estados Unidos, sob a Lei Magnitsky, por supostas violações de direitos humanos. Eduardo também lembrou que outros pedidos de extradição feitos por Moraes, como os dos jornalistas Allan dos Santos e Oswaldo Eustáquio, foram negados pelos governos dos EUA e da Espanha, respectivamente. Ele ainda citou tentativas frustradas de extradição junto à Argentina.

“É incrível que algum país democrático ainda siga as ordens de Alexandre de Moraes, juiz da Suprema Corte brasileira sancionado pelo EUA devido a violações de direitos humanos”, escreveu o deputado.

Eduardo Bolsonaro fez um apelo às autoridades italianas para que não aceitem o pedido de extradição de Zambelli, condenada pelo STF a 10 anos de prisão por participação na invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Apesar da forte repercussão do caso, Eduardo foi um dos poucos aliados bolsonaristas a se pronunciar publicamente em defesa da deputada. Nos últimos dias, a atenção nas redes da base aliada do ex-presidente estava voltada para outros temas, como a motociata liderada por Bolsonaro em Brasília e os impactos do tarifaço oficializado por Donald Trump.

Mesmo assim, a prisão de Zambelli dominou as discussões nas redes, superando outras pautas bolsonaristas e se tornando um dos assuntos mais comentados no X (antigo Twitter) até o final da terça-feira (30).

Com informações de Jovem Pan