Publicado em 18 de novembro de 2024 às 18:42
Nesta segunda-feira, 18, o presidente Lula só não sorriu ao tirar foto com o presidente argentino, Javier Milei, durante a recepção dos chefes de Estado no G20, no Rio de Janeiro.
É a primeira vez que os dois se encontram desde que Milei assumiu, em dezembro de 2023. Crítico assíduo de Lula, o argentino chegou a chamar o brasileiro de "corrupto" durante a campanha e tem boicotado o Mercosul, o que incomoda o brasileiro.
Os dois apresentam opiniões discordantes em quase tudo. Enquanto Lula é um grande crítico do neoliberalismo, Milei o defende. Em sua fala nesta segunda, disse que o sistema financeiro tinha "retirado milhões de pessoas da miséria".
Em sua fala, Lula apontou para o lado oposto. "É urgente rever regras e políticas financeiras que afetam desproporcionalmente os países em desenvolvimento", disse o presidente brasileiro.
Milei também tentou boicotar a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. Inicialmente, a Argentina seria o único país a ficar de fora do acordo, principal iniciativa do governo Lula na cúpula, mas decidiu aderir de última hora.
Com informações do UOL