Em publicação nas redes sociais, MBL do Pará expõe dança de cadeiras na gestão de Belém

Os nomes envolvidos tem ligações diretas com a família da Primeira-Dama, Fabiana Cabral

Publicado em 15 de dezembro de 2025 às 14:35

Felipe Cabral e Edna Gomes da Silva, nomes de confiança do grupo político de Lula Cabral.
Felipe Cabral e Edna Gomes da Silva, nomes de confiança do grupo político de Lula Cabral. Crédito: Reprodução

Uma movimentação de cargos e de nomes entre órgãos e secretarias da Prefeitura de Belém vem chamando atenção, após uma publicação na Página do Movimento Brasil Livre (MBL) no Instagram na última semana.

A publicação trouxe à tona as recentes movimentações administrativas de que o prefeito Igor Normando estaria beneficiando nomes próximos à família da Primeira-Dama, Fabiana Cabral. Fabiana é filha de Lula Cabral, empresário e politico pernambucano, apontado como grande influenciador na gestão política da capital paraense.

No mês passado, segundo o MBL, Normando precisou exonerar Felipe Cabral, primo de Fabiana e sobrinho de Lula Cabral, do cargo de secretário da Ouvidoria Geral de Belém, realocando-o para o cargo de Secretário Adjunto da Secretaria de Governo (Segov); enquanto Cleiton Chaves foi nomeado titular da pasta, mesmo acumulando também a Secretaria de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel).

A Página do MBL destaca, ainda, que nos bastidores da política paraense é fato que Felipe é quem dá as ordens na Segov, e que também continua exercendo forte influência dentro da Prefeitura. Outro nome que estaria sendo favorecido na gestão de Normando por influência de Fabiola, seria o da pernambucana recém-chegada ao Pará: Edna Gomes da Silva, nome de confiança do grupo político de Lula Cabral. Edna já foi secretária municipal no Recife, vereadora, secretária e vice-prefeita em Cabo de Santo Agostinho (PE), cidade onde Lula Cabral é prefeito.