Em reunião com Putin, Lula critica tarifas dos EUA

Presidente destacou ainda que tem interesse em discutir e estabelecer relação com a Rússia nas pequenas usinas nucleares.

Publicado em 9 de maio de 2025 às 11:49

Reprodução Putin e Lula durante encontro na Rússia 
Reprodução Putin e Lula durante encontro na Rússia  Crédito: Agência Brasil 

Em visita à Rússia, nesta sexta-feira (09), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com o presidente russo, Vladimir Putin e outros líderes do país. Durante a conversa, o petista disse que as decisões do presidente norte-americano Donald Trump são "unilaterais".

"As últimas decisões anunciadas pelo presidente dos EUA de taxação de comércio com todos os países do mundo de forma unilateral joga por terra a grande ideia do livre comércio, joga por terra a grande ideia do fortalecimento do multilateralismo e joga por terra, muitas vezes, o respeito à soberania dos países que temos que ter", afirmou.

O encontro ocorreu na data em que os russos celebram o "Dia da Vitória". Lula afirmou que o encontro tem como um dos principais objetivos estreitar e refazer parceria entre Brasil e Rússia, pois o Brasil tem "interesses políticos, comerciais, culturais, científicos e tecnológicos" com a Rússia e disse ainda que aquele país também deve ter interesses no Brasil.

"Somos duas grandes nações em continentes opostos, fazemos parte do sul global e temos a chance de nesse momento histórico, fazer com que a relação comercial possa crescer muito", disse Lula durante a reunião com Putin e os demais líderes russos.

Outro interesse, segundo presidente, seria na área energética. Por isso, o presidente embarcou acompanhado do ministro de Minas e Energias, Alexandre Silveira de Oliveira, e da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Genro. Presidente destacou ainda que tem interesse em discutir e estabelecer relação com a Rússia nas pequenas usinas nucleares.

Com informações de Uol Terra