‘EUA têm interesse em se meter em questões do Brasil’, diz Haddad

Para o ministro da Fazenda, medidas visam conseguir um "determinado resultado"

Publicado em 5 de setembro de 2025 às 08:41

(Ministro da Fazenda, Fernando Haddad)
(Ministro da Fazenda, Fernando Haddad) Crédito: Valter Campanato - Agência Brasil 

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, falou sobre a relação dos Estados Unidos (EUA) com o Brasil e pontuou que o governo norte-americano tem “um desejo” de interferir em assuntos de interesse nacional dos brasileiros. Para Haddad, a ideia é conseguirem um “determinado resultado favorável para os norte-americanos”.

O assunto foi abordado durante entrevista na Rede TV: “O que está em jogo ao fim e ao cabo, é um projeto hegemônico e imperialista de impedir que o Brasil tenha parcerias com o mundo inteiro, tenha transferências de tecnologia, tenha lugar ao sol”, apontou o ministro.

Haddad destacou que, os próximos meses serão importantes para o Brasil, que terá que lidar com as tarifas de 50% impostas pelos EUA. Mas para Haddad, as medidas trazem um interesse por trás com essa aplicação de tarifas absurdas.

“Não é uma coisa razoável você forçar o resultado da eleição de 2026, porque você acha que em um governo de extrema-direita vai ser mais fácil conseguir privatizar as riquezas nacionais, e, permitir a exploração das nossas riquezas por um pagamento simbólico por elas”, afirmou Haddad.