Ex-deputado Arthur do Val e Guilherme Boulos trocam provocações durante a COP30; assista

Líder do MBL abordou o ministro sobre o caso de rachadinha envolvendo André Janones e ouviu resposta em tom de ironia: “Tem assediador na área”

Publicado em 11 de novembro de 2025 às 14:06

Ministro Guilherme Boulos e o ex-deputado de SP Arthur do Val.
Ministro Guilherme Boulos e o ex-deputado de SP Arthur do Val. Crédito: Reprodução/Agência Brasil

O clima esquentou durante a COP30, em Belém. O ex-deputado estadual e líder do Movimento Brasil Livre (MBL), Arthur do Val, e o ministro Guilherme Boulos (PSOL) protagonizaram um bate-boca na conferência do clima da ONU nesta segunda-feira (10).

Em vídeo gravado pelo próprio Arthur, o ex-parlamentar aparece abordando Boulos em um dos espaços do evento e o questiona sobre o caso de rachadinha envolvendo o deputado André Janones (Avante). O ministro, que foi relator do processo de representação contra Janones, havia pedido o arquivamento do caso.

Enquanto Arthur insistia nas perguntas, Boulos reagiu com ironia e respondeu em voz alta: “Cuidado, gente. Tem assediador na área”. A frase faz referência ao episódio que levou à cassação do mandato de Arthur do Val em 2022, após a divulgação de áudios em que ele afirmava que “as ucranianas são fáceis porque são pobres”.

O vídeo, divulgado pela Gazeta de São Paulo, rapidamente viralizou nas redes sociais, com aliados de ambos os lados compartilhando trechos da troca de provocações.

Arthur, que tenta se reposicionar politicamente, criticou o ministro e o acusou de proteger aliados. Já Boulos, atual ministro e figura de destaque do PSOL, reagiu com deboche e evitou prolongar o confronto.

O episódio ocorreu em meio à movimentação intensa de autoridades e ativistas durante a conferência, que reúne delegações de mais de 190 países para discutir compromissos climáticos globais.