Júlia Zanatta é denunciada ao Conselho Tutelar após levar filha bebê a protesto no plenário

Parlamentar estaria com a criança em ato de obstrução contra o 'Pacote da Paz'; Comissão de Direitos Humanos alega exposição a ambiente de risco.

Publicado em 7 de agosto de 2025 às 09:38

Júlia Zanatta é denunciada ao Conselho Tutelar após levar filha bebê a protesto no plenário
Júlia Zanatta é denunciada ao Conselho Tutelar após levar filha bebê a protesto no plenário Crédito: Zeca Ribeiro - Câmara dos Deputados

O deputado federal Reimont (PT-RJ) denunciou a deputada Júlia Zanatta (PL-SC) ao Conselho Tutelar de Brasília I, por meio de um ofício enviado nesta quarta-feira (6). Segundo o documento, a parlamentar teria exposto sua filha, um bebê de colo, a uma situação de risco durante um ato de obstrução no plenário da Câmara dos Deputados.

A denúncia foi reforçada pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara, que apontou que Júlia Zanatta permaneceu acompanhada da criança durante toda a mobilização, que tinha como objetivo contestar o chamado “Pacote da Paz” — um conjunto de projetos que propõe medidas mais rigorosas para manifestações e ações públicas.

“A referida parlamentar estava acompanhada de sua filha, um bebê de colo, que permaneceu com ela durante todo o episódio”, diz o ofício enviado ao Conselho Tutelar.

A justificativa da Comissão é de que a criança teria sido exposta a um “ambiente de instabilidade, risco físico e tensão institucional”, o que, segundo o documento, poderia configurar uma violação ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

No ofício 138/2025-P, assinado pela presidência da comissão, a CDHMIR solicita investigação sobre o que classifica como “possível exposição indevida de uma criança a risco”. O texto relata que a parlamentar ocupou de forma “irregular e deliberadamente confrontacional” a Mesa da Casa, mesmo após alertas da Polícia Legislativa sobre a possibilidade de intervenção. Segundo o documento, a presença da criança foi mantida durante todo o tempo da ocupação.

Júlia Zanatta está em licença-maternidade, mas viajou a Brasília especialmente para participar do ato contra o pacote legislativo. Até o momento, a deputada não se pronunciou publicamente sobre a denúncia.