Líder do PL diz que Congresso vai derrubar veto de Lula à dosimetria

A proposta previa a redução das punições aplicadas a condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.

Publicado em 8 de janeiro de 2026 às 16:14

líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ
líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ Crédito: Agência Brasil

O líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), afirmou que o Congresso Nacional irá derrubar o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao projeto de lei da dosimetria das penas. A proposta previa a redução das punições aplicadas a condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.

Em publicação nas redes sociais, Sóstenes criticou a decisão do presidente e disse que o veto demonstra resistência do governo em rever as penas impostas aos envolvidos. Segundo o parlamentar, a derrubada do veto deve ocorrer já na primeira sessão do Congresso.

Lula vetou integralmente o projeto nesta quinta-feira (8), durante cerimônia no Palácio do Planalto que marcou os três anos dos ataques às sedes dos Três Poderes, em Brasília. O texto também abrangia condenados investigados no inquérito que apura a trama golpista.

Sóstenes Cavalcante foi um dos principais articuladores da proposta na Câmara, ao lado de integrantes da oposição e de membros da família Bolsonaro. O projeto foi aprovado pelos deputados em 10 de dezembro do ano passado e recebeu aval do Senado uma semana depois.

Com informações da CNN Brasil