Lula diz que Bolsonaro ‘legalizou’ Banco Master durante ato de campanha

Presidente afirmou que banco foi autorizado durante gestão Bolsonaro e fechado em seu governo; declarações ocorreram em evento em Guarulhos.

Publicado em 18 de setembro de 2026 às 22:51

(Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
(Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) Crédito: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato à reeleição, voltou a explorar o caso Banco Master durante um ato de campanha realizado na noite desta sexta-feira (18), em Guarulhos, na Grande São Paulo.

Ao lado do candidato do PT ao governo paulista, Fernando Haddad, Lula afirmou que a instituição financeira foi autorizada a operar como banco durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e que acabou sendo fechada durante seu próprio governo.

“Quem legalizou o Banco Master foi o Bolsonaro. Quem fechou o Banco Master foi o Lula e o Haddad”, declarou o presidente.

Durante o discurso, Lula também fez críticas ao ex-presidente e a integrantes da família Bolsonaro ao comentar as investigações envolvendo Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, que está preso no âmbito das apurações sobre o caso.

O presidente afirmou ainda que o banqueiro teria provocado um prejuízo de R$ 60 bilhões, mas a declaração foi apresentada por Lula no contexto de seu discurso e não deve ser tratada como conclusão definitiva sobre responsabilidades, que seguem sob investigação.

Caso Master entra no debate eleitoral

O escândalo envolvendo o Banco Master passou a ocupar espaço nas campanhas presidenciais de 2026 após o avanço das investigações da Polícia Federal e a divulgação de documentos relacionados ao caso.

Em 10 de setembro, o ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a abertura de um inquérito para investigar o senador Flávio Bolsonaro (PL) por suas relações com Vorcaro. O parlamentar nega irregularidades e declarou ser favorável à investigação.

No ato em Guarulhos, Lula também voltou a mencionar o caso envolvendo o INSS e fez acusações contra adversários políticos. As declarações fazem parte da estratégia eleitoral do presidente para associar os dois episódios à oposição.

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e Simone Tebet (MDB), candidata ao Senado, também mencionaram o Banco Master durante o evento e fizeram críticas a adversários políticos.

As investigações sobre o Banco Master continuam em andamento. Eventuais responsabilidades criminais ou civis ainda dependem da conclusão das apurações e das decisões das autoridades competentes.

Com informações do portal Metrópoles