Lula diz que vai discutir com Trump terras raras e que não aceitará imposições

A afirmação foi feita em entrevista durante uma visita à Índia

Publicado em 20 de fevereiro de 2026 às 15:09

A afirmação foi feita em entrevista durante uma visita à Índia
A afirmação foi feita em entrevista durante uma visita à Índia Crédito: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou que pretende tratar com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a exploração e o comércio de minerais críticos e terras raras, mas ressaltou que o Brasil não aceitará imposições externas sobre esses recursos estratégicos. A afirmação foi feita em entrevista durante uma visita à Índia. 

Lula afirmou que o Brasil tem grandes reservas desses minerais, usados em tecnologia avançada e transição energética, e quer negociar de forma soberana, com beneficiamento e transformação ocorrendo no país, e vender para quem desejar, sem pressão externa. 

Ele mencionou que esse tema será um dos principais a serem debatidos em encontro previsto com Trump na Casa Branca, possivelmente em março, junto com a questão das tarifas comerciais ainda vigentes para produtos brasileiros e a cooperação no combate ao crime organizado e tráfico internacional. Lula também criticou a forma como Trump anuncia medidas pelas redes sociais e disse que levará suas propostas por escrito para evitar interpretações erradas. 

O governo brasileiro tem defendido que a exploração de recursos estratégicos ocorra sob controle nacional e que parcerias garantam transferência de tecnologia e desenvolvimento da indústria local. 

Além disso, Lula reafirmou que quer discutir com Trump o encerramento ou redução de tarifas aplicadas pelos EUA a exportações brasileiras e reforçar cooperação em segurança, incluindo combate ao narcotráfico.