Lula recebe título de 'doutor honoris causa' em Moçambique

Homenagem reconhece apoio do Brasil para a educação no país africano

Agência Brasil

[email protected]

Publicado em 24 de novembro de 2025 às 20:17

Presidente recebe honraria em Moçambique -
Presidente recebe honraria em Moçambique - Crédito: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, nesta segunda-feira (24), o título de doutor honoris causa em ciência política, desenvolvimento e cooperação internacional pela Universidade Pedagógica de Maputo. Lula está em vista à capital de Moçambique em comemoração aos 50 anos das relações diplomáticas entre os dois países.

A homenagem reconhece a trajetória de Lula, além da contribuição do Brasil ao avanço da educação e da ciência em Moçambique. O reitor da universidade, Jorge Ferrão, contou que mais de 30% dos quadros de alto escalão científico da academia moçambicana, entre mestres e doutores, se formaram em instituições de ensino superior brasileiras, em cooperações firmadas durante os governos do presidente Lula.

O reitor destacou que a cooperação acadêmica é via de mão dupla e que a Universidade Pedagógica de Maputo recebeu, em 2024, cerca de 600 jovens de comunidades indígenas brasileiras.

Em projeto com a Universidade Federal do Maranhão, a instituição moçambicana firmou ainda compromisso de participar na formulação e ensino da história e cultura afro-brasileiras no currículo brasileiro.