Oposição consegue 41 assinaturas para pedido de impeachment de Moraes

Deputado Nikolas Ferreira anunciou que 41 senadores assinaram o pedido; decisão sobre andamento cabe ao presidente da Casa, Rodrigo Pacheco.

Publicado em 7 de agosto de 2025 às 11:34

Reprodução
Reprodução Crédito: Câmara Senado

A oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu as 41 assinaturas necessárias para protocolar um pedido de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, no Senado Federal. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (7) pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) por meio das redes sociais.

Segundo a informação, o pedido já foi formalizado e será encaminhado à presidência do Senado, comandada por Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Cabe ao presidente da Casa analisar a admissibilidade do processo, podendo arquivar ou dar andamento ao pedido.

O pedido de impeachment é mais um capítulo da tensão entre setores da direita e o ministro Alexandre de Moraes, que conduz investigações sensíveis como os inquéritos das milícias digitais e dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.

“Estamos desobstruindo e a oposição vai participar dos debates das pautas que interessam ao Brasil, pautas que interessam a todos, para aquém das questões ideológicas”, declarou o líder da oposição, senador Rogério Marinho (PL-RN).

Até o momento, o ministro Alexandre de Moraes não comentou o pedido.

Com informações de Metrópoles e Pleno News