PF indicia deputado Gustavo Gayer por suspeita de desvio de verba parlamentar

Investigação aponta uso de documentos falsos e criação de OSCIP para desviar recursos públicos

Publicado em 11 de dezembro de 2025 às 18:46

Investigação aponta uso de documentos falsos e criação de OSCIP para desviar recursos públicos
Investigação aponta uso de documentos falsos e criação de OSCIP para desviar recursos públicos Crédito: Reprodução

A Polícia Federal indiciou o deputado Gustavo Gayer por suspeita de integrar uma associação criminosa responsável por desviar dinheiro público por meio da cota parlamentar.

A Polícia Federal confirmou o indiciamento do deputado Gustavo Gayer, do PL de Goiás, no inquérito que investiga um esquema de desvio de recursos públicos usando a cota parlamentar. O caso é conduzido pela Diretoria de Combate ao Crime Organizado e à Corrupção, que apura a criação de uma OSCIP a partir de documentos falsificados.

Gayer foi indiciado pelos crimes de associação criminosa, falsidade ideológica, falsificação de documento particular e peculato-desvio. Segundo apuração, o filho do parlamentar e membros de seu gabinete na Câmara também foram responsabilizados pela PF.

A investigação aponta que o grupo teria criado a OSCIP com o objetivo de direcionar verbas parlamentares para a entidade. Em outubro do ano passado, a PF cumpriu mandados de busca e apreensão contra o deputado e seus assessores. Na ação, mais de 70 mil reais foram encontrados com um funcionário do gabinete. O deputado ainda não se manifestou sobre o caso.