PL convoca 'reunião de emergência' após operação da PF contra Bolsonaro

A reunião está marcada para esta segunda-feira (21), as 14h, na Câmara dos Deputados.

Publicado em 21 de julho de 2025 às 09:12

Sóstenes Cavalcante
Sóstenes Cavalcante Crédito: Câmara Notícias

Os líderes do PL no Congresso, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ) e senador Carlos Portinho (RJ), convocaram uma reunião de emergência com parlamentares da legenda para esta segunda-feira (21), em Brasília. O encontro ocorre após a operação da Polícia Federal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que resultou na imposição de medidas cautelares determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Mesmo durante o recesso parlamentar, que vai até o início de agosto, Sóstenes enviou uma mensagem aos deputados pedindo que retornassem à capital federal. A reunião está marcada para as 14h, na Câmara dos Deputados.

Segundo mensagem obtida pela CNN, o texto orientava: “Solicitamos a presença de todos os deputados na segunda e terça em Brasília, providenciar passagem para domingo (20)”. As articulações começaram de forma virtual ainda na sexta-feira (18), logo após Moraes ordenar que Bolsonaro passasse a usar tornozeleira eletrônica e fosse submetido a outras restrições.

Jair Bolsonaro foi alvo de operação da PF autorizada pelo STF. Ele agora deve usar tornozeleira eletrônica, cumprir recolhimento domiciliar das 19h às 7h durante a semana e em tempo integral aos fins de semana e feriados.

A investigação apura supostos crimes de coação no curso do processo, obstrução à Justiça e tentativa de ataque à soberania nacional. As medidas cautelares também proíbem Bolsonaro de manter contato com embaixadores e diplomatas, de se aproximar de embaixadas, de falar com outros investigados e de acessar redes sociais.

As decisões judiciais tiveram parecer favorável da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Com informações da CNN Brasil