Saiba quem é Gilberto Waller Júnior, novo presidente do INSS escolhido por Lula

Procurador federal assume comando do INSS após revelação de fraude bilionária

Publicado em 3 de maio de 2025 às 16:26

Procurador federal assume comando da autarquia após revelação de fraude bilionária
Procurador federal assume comando da autarquia após revelação de fraude bilionária Crédito: Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou, na quinta-feira (30), o procurador federal da Advocacia-Geral da União (AGU) Gilberto Waller Júnior para a Presidência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Waller Júnior substitui Alessandro Stefanutto, que deixou o cargo após operação da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU) revelar um esquema bilionário de descontos indevidos de aposentados e pensionistas do INSS.

Em nota, o Palácio do Planalto informou que a nomeação de Waller Júnior foi assinada pela ministra-chefe substituta da Casa Civil, Miriam Belchior, por determinação de Lula. A decisão do petista de deixar o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, de fora da escolha do nome no novo presidente da autarquia incomodou o PDT.

Waller Júnior é bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais com pós-graduação em Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro. Em 1998, ingressou no poder público como procurador no INSS. Entre 2001 e 2004, foi corregedor-geral do órgão. De 2007 a 2008, foi subprocurador-geral.

Entre 2016 e 2019, ocupou a função de ouvidor-geral da Controladoria-Geral da União (CGU) e passou para corregedor-geral da União a partir de 2019.

A investigação da PF e da CGU apura a existência de irregularidades relacionadas aos descontos de mensalidades associativas aplicados sobre os benefícios previdenciários, principalmente aposentadorias e pensões, concedidos pelo INSS.

Entidades sindicais teriam cobrado de aposentados e pensionistas um valor estimado de R$ 6,3 bilhões, entre os anos de 2019 e 2024.

Com informações da CNN Brasil