Publicado em 7 de novembro de 2024 às 10:21
Nesta quinta-feira, 7, o Vaticano parabenizou o republicano Donald Trump por sua vitória nas eleições nos Estados Unidos e desejou "sabedoria" para o presidente eleito. A declaração foi dada pelo secretário de Estado Pietro Parolin, "número 2" na hierarquia da Cúria Romana e pediu a Trump que governe para todo o país, visando superar a polarização da sociedade.
"Damos os parabéns e desejamos muita sabedoria, porque esta é a principal virtude dos governantes, segundo a Bíblia". Também desejamos que ele possa ser um elemento de distensão e pacificação nos atuais conflitos que ensanguentam o mundo. Ele disse que vai acabar com as guerras. Esperamos, esperamos, mas nem ele tem uma varinha mágica", declarou o responsável pelas atividades diplomáticas do Vaticano, Parolin.
O secretário também alertou sobre a possibilidade de uma deportação em massa de imigrantes irregulares nos Estados Unidos, uma das principais promessas de campanha de Trump. "Nós defendemos uma política sábia em relação a migrantes e que não chegue a esses extremos. Essa é a única maneira de enfrentar o problema de uma maneira humana", salientou.
Em setembro, o papa Francisco acusou os dois candidatos de serem "contra a vida" por suas posturas sobre o aborto, falando sobre Harris, e sobre os migrantes, sobre Trump.
Em maio de 2017, durante seu primeiro mandato, Trump foi recebido pelo papa no Vaticano para um encontro de meia hora.