Publicado em 5 de outubro de 2024 às 21:49
Antes de desligar o aparelho de celular, você pode apresentar o e-Título com foto às mesárias e aos mesários, mas, em seguida, para poder se dirigir à cabine de votação, deverá deixá-lo desligado em local indicado.
Quem se recusar a deixar o aparelho no local indicado pelos mesários não poderá votar. Se insistir, o presidente da seção poderá solicitar a ajuda de um policial para fazer cumprir a regra. Em algumas seções, pode haver o uso de detectores de metal, a fim de se evitar o acesso com dispositivos eletrônicos.
Para assegurar o direito de votar, é essencial que os votantes possuam o título de eleitor ou o aplicativo e-Título atualizado. Se você ainda tem incertezas sobre como fazer o download ou atualização do e-Título, siga as orientações a seguir para assegurar segurança e simplicidade no momento da votação.
Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os cidadãos que planejam votar por meio do e-Título, mas ainda não atualizaram o aplicativo, têm até sábado, 5, para regularizar o documento eletrônico.
A maioria dos usuários que baixaram o e-Título está com suas contas desativadas. Por exemplo, no estado de São Paulo, aproximadamente 12 milhões de votantes têm o aplicativo registrado, porém, ele só pode ser usado no dia do pleito se estiver atualizado.
O e-Título deve ser atualizado até o dia anterior ao primeiro turno das eleições. Para aqueles que usarão o aplicativo no segundo turno, é necessário atualizá-lo até o dia 26 de outubro.
Apenas os eleitores que atualizaram o aplicativo poderão utilizá-lo no dia do pleito. Depois das eleições, o acesso ao aplicativo voltará ao normal.
O Tribunal Superior Eleitoral também sugere que os cidadãos façam o download do e-Título com antecedência, para prevenir potenciais "filas virtuais" causadas pelo grande volume de acessos simultâneos nos dias que antecedem o pleito, o que pode comprometer a qualidade da conexão. O aplicativo e-Título está disponível para download tanto na App Store quanto na Play Store.
Com informações do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)