Veja quando Trump toma posse e próximos passos do mandato presidencial nos EUA

Para a cerimônia de posse, há um processo eleitoral nos EUA que envolve votação de delegados e o Congresso americano.

Publicado em 6 de novembro de 2024 às 11:44

Donald Trump venceu a disputa presidencial dos Estados Unidos.
Donald Trump venceu a disputa presidencial dos Estados Unidos. Crédito: Reprodução/Redes Sociais

Donald Trump venceu a disputa presidencial dos Estados Unidos, com vitória divulgada na manhã desta quarta-feira, 6. Trump venceu o estado de Wisconsin e ultrapassou a marca de 270 delegados, impossibilitando Kamala Harris o alcançar na disputa.

Eleito para um novo mandato presidencial dos EUA, o republicano Donald Trump tomará posse em 20 de janeiro de 2025. No entanto, até a cerimônia de posse, há um processo eleitoral nos EUA que envolve votação de delegados e o Congresso americano.

Entenda o processo;

As eleições nos EUA não são diretas: os eleitores de cada estado elegem delegados que representarão sua vontade no Colégio Eleitoral. São 538 delegados ao todo, e cada um deles representa uma fatia do eleitorado americano. A quantidade de delegados varia de estado para estado --Wisconsin, por exemplo, que determinou a vitória de Trump, tem 10 delegados. A votação dos delegados, uma formalização dos votos dos eleitores americanos, ocorre em 17 de dezembro.

Congresso faz contagem oficial dos votos: O Congresso americano faz a contagem oficial dos votos da eleição no início de janeiro de 2025, ainda sem data marcada. Da última vez que os congressistas se reuniram para esse processo, em 6 de janeiro de 2021, apoiadores de Trump invadiram o Capitólio na tentativa de impedir a contagem dos votos.

Posse de Trump: Trump tomará posse em 20 de janeiro, dia tradicional para cerimônias de posse de presidentes nos Estados Unidos, chamado de "Inauguration Day" ("Dia da Inauguração", em português).

A vitória de Trump

O candidato republicano Donald Trump, 78 anos, foi declarado o 47º presidente dos Estados Unidos após ultrapassar a marca de 270 delegados eleitorais na manhã desta quarta-feira, 6, segundo projeção da agência de notícias Associated Press. Ex-democrata, astro da TV, réu em processos: a trajetória de Donald Trump, eleito novamente presidente dos EUA.

A vitória de Trump foi anunciada por volta das 7h30 desta quarta após o republicano vencer o estado de Wisconsin e ultrapassar a marca de 270 delegados --uma margem inalcançável para sua concorrente, a vice-presidente democrata Kamala Harris, ainda que a contagem de cédulas pelo país não tenha sido totalizada. Após a vitória de Trump, diversos líderes mundiais e personalidades parabenizaram o republicano.