Vieira diz que terá reunião com Marco Rubio sobre tarifaço

Rodada de conversas entre Brasil e EUA terá novo encontro na próxima semana

Publicado em 5 de novembro de 2025 às 16:55

Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira
Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira Crédito: Canal Gov/Reprodução

Não é somente Belém por ocasião da COP30 que vai merecer atenção do governo brasileiro. O Canadá terá uma atenção especial para os brasileiros, por conta de um encontro entre o secretário de estado dos EUA, Marco Rubio, com o ministro das Relações Exteriores Mauro Vieira.

A declaração de Vieira foi durante, nesta quarta-feira (5), em Belém. O ministro acompanha o presidente Luis Inácio Lula da Silva às vésperas da Cúpula do Clima, que começa nesta quinta-feira (6), na capital do Pará.

Vieira diz que viajará na próxima semana para o Canadá, uma vez que o país terá a reunião do G7. A conversa com Rubio está prevista para a próxima terça-feira (11).

O ponto central do encontro entre Vieira e Rubio é as negociações sobre o tarifaço, sistema adotado pelo presidente dos EUA, Donald Trump, aos produtos brasileiros e que está em vigor desde agosto.

Depois de troca de farpas, Brasil e EUA ensaiam uma aproximação e a prova disso foi uma conversa entre Lula e Trump, em outubro, na Malásia. O pedido de suspensão do tarifaço ainda não foi aceito pelos americanos.

“As negociações continuam, seguem. Tem havido reuniões virtuais de equipes técnicas e continuarão acontecendo. Eu estarei na próxima semana numa reunião do G7 no Canadá, onde estará também o secretário de Estado, e continuarei mantendo os contatos que tenho tido regularmente com ele”, afirmou Vieira.

Lula confirmou sua participação na 4ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), neste domingo (9), na Colômbia.