Zambelli é presa na Itália após ser denunciada, diz Ministério da Justiça

A parlamentar havia fugido do Brasil após condenação no STF por envolvimento em ataques cibernéticos ao Judiciário. Deputado europeu informou localização da ex-deputada às autoridades.

Publicado em 29 de julho de 2025 às 17:06

Carla Zambelli
Carla Zambelli Crédito: Felipe Rau/Estadão Conteúdo

A deputada federal cassada Carla Zambelli (PL-SP) foi presa na Itália nesta terça-feira (29), segundo informou o Ministério da Justiça. A ex-parlamentar era considerada foragida após ser condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos e 8 meses de prisão, acusada de envolvimento em ataques cibernéticos ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Zambelli foi localizada em Roma após o deputado italiano Angelo Bonelli divulgar nas redes sociais que havia informado às autoridades o endereço onde ela estava hospedada. “Carla Zambelli está em um apartamento em Roma. Forneci o endereço à polícia. Neste momento, a polícia está identificando Zambelli”, escreveu Bonelli em seu perfil na rede X (antigo Twitter), na segunda-feira (28).

A prisão ocorre após o governo brasileiro, por meio do Ministério da Justiça, formalizar o pedido de extradição da ex-deputada, que tem dupla cidadania ítalo-brasileira. O caso está sendo acompanhado de perto por autoridades brasileiras e pela Interpol.

O ministério da Justiça confirmou a prisão e informou que as tratativas para a extradição estão sendo realizadas com autoridades italianas.

Condenação e fuga

Carla Zambelli foi condenada por integrar uma organização criminosa digital acusada de realizar ataques a sistemas do Poder Judiciário. Desde então, deixou o Brasil e passou a viver na Itália, onde sua localização foi descoberta e compartilhada com as autoridades locais. A expectativa é de que o governo italiano se manifeste oficialmente nos próximos dias sobre o andamento do processo de extradição.