Alunos da rede pública recebem prêmios em apresentação de projetos sustentáveis em Belém

Cinco escolas municipais recebera premiação por trabalhos comprometidos com justiça climática, cidadania e meio ambiente.

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Agência Belém

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Publicado em 19 de junho de 2025 às 08:29

Escolas da rede municipal de Belém receberam reconhecimento pelo desenvolvimento de projetos voltados à educação ambiental. 
Escolas da rede municipal de Belém receberam reconhecimento pelo desenvolvimento de projetos voltados à educação ambiental.  Crédito: Agência Belém

Escolas da rede municipal de Belém receberam reconhecimento pelo desenvolvimento de projetos voltados à educação ambiental. A premiação ocorreu na manhã desta quarta-feira (18), no auditório do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), da Universidade Federal do Pará (UFPA), como parte do projeto Boas Práticas em Educação Ambiental Escolar, promovido pelo Conselho Municipal de Educação de Belém (CME).

A iniciativa tem como objetivo valorizar e incentivar experiências educativas inovadoras voltadas à justiça climática, cidadania ambiental e à formação de sujeitos comprometidos com a defesa da vida e do meio ambiente.

Das 22 escolas da rede municipal que inscreveram projetos voltados à educação ambiental, todas receberam certificados de participação. Treze passaram para a segunda etapa e foram reconhecidas com Menção Honrosa. Já cinco escolas finalistas foram premiadas com o Selo de Boas Práticas em Educação Ambiental Escolar.

Durante o evento, a estudante Ester Santos, de 14 anos, aluna do 9º ano da Escola Nestor Nonato, apresentou ao público o projeto da cadeira de rodas sustentável. Para ela, a premiação representa o reconhecimento da capacidade dos alunos da rede pública.

“Essa premiação mostra que a escola Nestor é pública, mas tem bons projetos. Mesmo com dificuldades, conseguimos mostrar ao mundo que existem alunos inteligentes que se esforçam por um mundo melhor”, afirmou.

A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semec) foi representada no evento pela secretária-executiva pedagógica, Beatriz Morrone. Segundo ela, a iniciativa é uma celebração do trabalho coletivo realizado nas escolas da rede.

“Hoje é um dia de celebrar um processo longo e cheio de aprendizados. Um processo coletivo que contribui para a formação e o desenvolvimento integral das nossas crianças e também para o crescimento dos nossos educadores”, destacou Beatriz.

Projetos finalistas

  • “Regando cores, sabores, cheiro e saberes” – Escola Raimunda Lúcia
  • “Quintais pedagógicos: hortas comunitárias na escola” – Escola Maria Madalena Travassos
  • “Escola sustentável, alunos educados” – Escola Cordolina Fontelles
  • “Fauna e Flora Curumim: a escola como meio ambiente de transformação e construção de um futuro verde” – Escola Cristo Redentor
  • “Cadeira de rodas sustentável: uma experiência entre robótica e educação ambiental” – Escola Nestor Nonato