Celso Sabino destaca papel do turismo sustentável e investimentos do governo federal para a COP30

Ministro do Turismo afirma que ecoturismo pode impulsionar o desenvolvimento local e contribuir para a preservação ambiental

Publicado em 6 de novembro de 2025 às 17:12

Ministro do Turismo afirma que ecoturismo pode impulsionar o desenvolvimento local e contribuir para a preservação ambiental
Ministro do Turismo afirma que ecoturismo pode impulsionar o desenvolvimento local e contribuir para a preservação ambiental Crédito: Roma News

O ministro do Turismo, Celso Sabino, afirmou nesta quinta-feira (6), durante a Cúpula dos Líderes da COP30, em Belém, que o turismo sustentável tem papel estratégico nas ações de combate às mudanças climáticas e de preservação ambiental.

Segundo o ministro, o governo brasileiro vem apresentando propostas à ONU e aos países-membros para integrar o ecoturismo às políticas de desenvolvimento sustentável.

“Os debates da Cúpula dos Líderes trazem uma pauta essencial que precisa incluir o turismo. A utilização do ecoturismo sustentável para promover o desenvolvimento da população local pode contribuir com a preservação da natureza, dos mananciais de água e no combate às mudanças climáticas”, afirmou Sabino.

O ministro também ressaltou que o governo federal investiu cerca de R$ 5 bilhões em obras de infraestrutura em Belém e na região metropolitana para a realização da COP30, além de investir em capacitação profissional voltada ao setor turístico.

“Além das obras, o governo investiu em cursos de idiomas, formação de condutores de veículos turísticos e qualificação de profissionais que atuam em hotéis, pousadas e restaurantes. Tudo isso faz parte do esforço para garantir um receptivo preparado para receber visitantes do mundo inteiro”, disse.

Natural de Belém, Celso Sabino destacou a emoção de ver sua cidade-sede da conferência climática e disse que o governo celebra o resultado das preparações para o evento.

“Toda a equipe do governo está muito feliz com a sensação de dever cumprido por tudo que foi feito por Belém. Eu, mais do que ninguém, fico muito orgulhoso, porque, apesar das dúvidas que existiam, a COP está acontecendo, sim, e merece ser comemorada”, afirmou.