Cooperativismo de crédito: negócios que prosperam para transformar vidas

Empresa paraense de reciclagem de óleo de cozinha quer ampliar coleta, investir em estrutura e fortalecer cadeia sustentável após parceria financeira com cooperativa.

Publicado em 25 de novembro de 2025 às 14:22

-
- Crédito: -

Há 15 anos, quando ouviu de um amigo pela primeira vez sobre o reaproveitamento de resíduos, Rogério Pinheiro não imaginava que a Norte Óleo se tornaria referência na coleta de óleo de cozinha saturado para destinação ambientalmente correta e produção de biodiesel no Pará. Hoje, a empresa vive um momento decisivo de expansão, impulsionada por novas parcerias e pela expectativa de aumento da produção de biocombustível no estado.

Atuando diariamente na Grande Belém e em municípios do interior, a Norte Óleo coleta óleo de fritura descartado por shoppings, restaurantes, hotéis, condomínios e residências. O que antes era destinado a pequenas fábricas de sabão e detergente agora segue para uma grande indústria de biodiesel, com a qual a empresa firmou contrato recentemente — avanço que dá escala, estabilidade e novas projeções de crescimento.

Com três equipes de coleta e sete colaboradores diretos, a empresa recolhe cerca de 30 toneladas de óleo por mês. Mas o potencial é maior: Rogério estima que poderia absorver outras 20 toneladas mensais de grandes geradores da região, além de expandir para compra de sebo bovino, outra matéria-prima usada na produção de biodiesel.

Para dar esse salto, a Norte Óleo se organiza para um novo ciclo de investimentos. Desde janeiro, após se associar como pessoa jurídica ao Sicredi Norte, Rogério vem fortalecendo o relacionamento com a cooperativa, atraído pelo propósito de impacto positivo e sustentabilidade. Uma proposta de crédito para capital de giro está em análise e, segundo o empresário, será determinante.

“Com o crédito, terei capital para ampliar minha rede de fornecedores, comprar mais óleo e fornecer em maior volume. Também pretendo investir em estrutura, aumentar a tancagem e adquirir novos recipientes de armazenagem”, explica. Hoje, dois veículos atendem de 10 a 20 clientes por dia, em rotas contínuas.

A expectativa é que a parceria com o Sicredi impulsione a expansão da operação e fortaleça a cadeia de reciclagem de óleo de cozinha no Pará, contribuindo para energia limpa, redução de resíduos e impacto ambiental positivo.

O Sicredi tem como missão transformar a vida de pessoas e comunidades onde atua. Com mais de 9,5 milhões de associados e presença em latas 2,1 mil cidades brasileiras, a instituição reforça diariamente seu papel de apoio ao desenvolvimento econômico local.

Além do crédito para empresas como a de Rogério, pesquisas recentes comprovam o impacto direto das cooperativas de crédito nos municípios.