COP30: Aeroporto de Belém ganha rede elétrica exclusiva e reforço no fornecimento de energia

Obra de mais de 2 km garante maior segurança no fornecimento e se soma à modernização da avenida Arthur Bernardes, que servirá de suporte ao terminal aéreo

Publicado em 9 de setembro de 2025 às 10:59

Aeroporto Internacional de Belém - 
Aeroporto Internacional de Belém -  Crédito: Divulgação

A Equatorial Pará concluiu mais duas obras voltadas à melhoria do fornecimento de energia para a COP 30 em Belém. A primeira foi a construção de uma rede exclusiva para o Aeroporto Internacional da capital, que agora conta com circuito próprio. A medida reduz riscos de falhas e amplia a disponibilidade de energia no local. A segunda entrega foi a renovação da rede elétrica em um trecho da avenida Arthur Bernardes, entre a passagem Mirandinha e a Júlio César. Além de reforçar o sistema, a obra funcionará como suporte ao aeroporto em caso de necessidade. Juntas, as duas intervenções receberam investimentos de aproximadamente R$ 1,5 milhão.

Na linha expressa do aeroporto, foram construídos 2,1 km de rede, desde a subestação Grão-Pará, na avenida Desembargador Paulo Frota, até a Júlio César. O projeto incluiu a instalação de cabos mais modernos e equipamentos automatizados, que permitem atendimento remoto 24 horas por dia.

Já na Arthur Bernardes, foram substituídos 3,5 km de rede e implantados novos equipamentos. Com isso, além do reforço ao aeroporto, os clientes comerciais e residenciais da região também já percebem melhorias na qualidade do serviço.

De acordo com Eder Ferreira, superintendente da Equatorial Pará, essas são algumas das grandes entregas previstas pela distribuidora até o evento internacional. Ele destaca que até o início da COP outras regiões da cidade também serão contempladas com investimentos que ficarão como legado para Belém.

“Essas obras têm um papel estratégico na preparação da cidade para sediar a COP 30. Nosso compromisso é garantir um fornecimento de energia seguro, contínuo e de qualidade durante o evento. Mas, acima de tudo, queremos deixar um legado que ficará para a população, com uma rede mais moderna, confiável e preparada para o crescimento de Belém nos próximos anos”, conclui Éder.