COP30 terá ambiente virtual que leva público às discussões sobre clima

A iniciativa busca ampliar o alcance das discussões sobre mudanças climáticas e levar informações que normalmente não chegam aos meios de comunicação tradicionais.

Publicado em 28 de outubro de 2025 às 16:22

Pavilhão Pará, na Green Zone da COP30
Pavilhão Pará, na Green Zone da COP30 Crédito: Agência Pará

A COP30, Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, lançou a plataforma Maloca, um ambiente virtual que permitirá que mais de sete milhões de pessoas acompanhem o evento mesmo à distância.

O aplicativo simula espaços como plenárias, teatros e salas de reunião, exibindo transmissões das reuniões abertas da ONU nos telões virtuais. Para facilitar a experiência, haverá tradução simultânea em sete idiomas e o mascote Macaozinho, inspirado na arara Ara macao, ajudará os usuários a entender as siglas e termos da conferência.

O nome da plataforma homenageia a cultura amazônica: a maloca é um espaço tradicional de encontro de tribos do oeste da Amazônia, onde decisões importantes são discutidas.

O acesso à plataforma será feito pelo site ou aplicativo para celular, mediante cadastro e criação de um avatar personalizado. A iniciativa busca ampliar o alcance das discussões sobre mudanças climáticas e levar informações que normalmente não chegam aos meios de comunicação tradicionais.