COP30 terá três espaços de serviços postais e logísticos que apoiarão delegações, expositores e parceiros

As operações adotarão equipamentos elétricos e práticas sustentáveis durante o evento.

Publicado em 23 de outubro de 2025 às 09:03

Para todas as atividades, a empresa busca adotar equipamentos logísticos elétricos.
Para todas as atividades, a empresa busca adotar equipamentos logísticos elétricos. Crédito: Divulgação

Durante toda a realização da 30ª Conferência das Partes (COP30), entre os dias 10 e 21 de novembro, em Belém, o Parque da Cidade contará com mais de 300 m² de espaços dedicados para a prestação de serviços postais e logísticos. Para todas as atividades, a empresa responsável, os Correios, busca adotar equipamentos logísticos elétricos (veículos, empilhadeiras, equipamentos de movimentação e de entrega), diminuindo as emissões de carbono.

Estarão disponíveis soluções para o transporte de encomendas nacionais e internacionais, armazenagem de estoques (itens de exposição, material de apoio, de escritório e carga seca em geral) e entrega de itens para as diversas instituições participantes, como o governo federal, delegações internacionais, expositores e fornecedores dos mais variados.

A estrutura está sendo montada para atender todas as áreas do Parque da Cidade:

  • Um ponto de atendimento no Hub de Serviços da Zona Azul, onde serão ofertados serviços de envios nacionais e internacionais;
  • Um centro operacional de 200 m² na Zona Azul, para as atividades operacionais de recebimento, conferência e preparação de entrega das cargas de delegações;
  • Um centro operacional de 100 m² na Zona Verde, onde haverá três pontos de atendimento e uma área operacional de logística, visando ofertar tanto serviços de envios para fora do Parque da Cidade, quanto de entrega de materiais para os expositores e demais parceiros da COP.

Além desses espaços, a empresa dispõe de um Centro de Logística Integrada de 2.500 m² no bairro Telégrafo, em Belém, onde a carga será recebida, conferida e armazenada para o suprimento diário das Zonas Azul e Verde.

Os Correios, como operadores logísticos estratégicos da COP30, reforçam seu compromisso com soluções eficientes e confiáveis, com atributos sustentáveis. Segundo a empresa, a qualidade operacional associada às práticas sustentáveis são as contribuições da estatal brasileira para o sucesso da mais importante conferência global sobre mudanças climáticas.