Em Belém, príncipe William elogia fundo florestal proposto pelo Brasil

Iniciativa do governo brasileiro é destaque no discurso do príncipe durante abertura da Cúpula de Líderes da COP30, em Belém

Publicado em 6 de novembro de 2025 às 13:36

Príncipe William chegou nesta quinta-feira (6) em Belém
Príncipe William chegou nesta quinta-feira (6) em Belém Crédito: Reprodução

O príncipe William, do Reino Unido, manifestou apoio ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês), uma das principais propostas do governo brasileiro para a COP30, durante seu discurso na abertura da Cúpula de Líderes, nesta quinta-feira (6), em Belém.

“O financiamento climático está crescendo. Ações estão sendo tomadas em relação às emissões. A energia renovável avança em ritmo recorde, fortalecendo economias no mundo todo. As estratégias de adaptação e as soluções baseadas na natureza também crescem. E a proposta do Brasil para o TFFF é um passo fundamental para a estabilidade climática”, afirmou o príncipe.

William destacou ainda que o TFFF foi finalista do Prêmio Earthshot, criado por ele para reconhecer iniciativas ambientais inovadoras. A proposta concorria na categoria voltada à preservação da natureza, mas o prêmio acabou sendo entregue a outro projeto brasileiro.

Durante o discurso, o príncipe reforçou a importância de reconhecer o papel dos povos indígenas e das comunidades locais na proteção das florestas tropicais.

“A verdadeira liderança global está naqueles que vivem em harmonia com a natureza. Vamos construir um futuro em que povos indígenas e comunidades locais sejam reconhecidos como líderes globais”, disse.

Encerrando sua fala, William fez um apelo direto aos líderes reunidos em Belém:

“A COP30 é o nosso momento. Não vamos desperdiçá-lo. Nossos filhos e netos têm esperança em nós.”

A Cúpula de Líderes, que acontece nos dias 6 e 7 de novembro, marca o início político das negociações climáticas da COP30, reunindo chefes de Estado e autoridades de diversos países na capital paraense.