Evento em Belém discute os impactos das mudanças climáticas nas relações trabalhistas

Encontro em defesa do trabalhador reunirá, em Belém, organizadores de evento nacional, representantes de instituições e sociedade civil organizada.

Publicado em 24 de outubro de 2025 às 11:43

Reunião marcará o pontapé inicial da programação do 41º Encontro Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (ENAFIT).
Reunião marcará o pontapé inicial da programação do 41º Encontro Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (ENAFIT). Crédito: Divulgação

Neste domingo (26), a Praça da República, em Belém, será o palco da reunião que marcará o pontapé inicial da programação do 41º Encontro Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (ENAFIT), que se estenderá até o dia 31 de outubro. O presidente e diretores do SINAIT, autoridades trabalhistas que atuam na defesa dos direitos dos trabalhadores e no combate ao trabalho escravo estarão presentes.

Dentre os convidados, constam as Comissões de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado (ALEPA) e da Câmara Municipal de Belém (CMB), o Delegado Regional do Trabalho (Ministério do Trabalho - MPT), a Secretaria de Estado de Igualdade Racial e Direitos Humanos, a Universidade Federal do Pará e a Comissão de Erradicação do Trabalho Escravo da OAB-PA.

Realizado pelo Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (SINAIT) e a Delegacia Sindical do Pará - DS/PA, o evento terá como tema central “Os desafios da auditoria fiscal do trabalho no combate à exploração do trabalhador e por um meio ambiente de trabalho seguro e saudável”.

Programação do histórico encontro será composta por palestras, painéis, sessões plenárias e uma conferência, que abordarão temas bem atuais e relevantes para a sociedade, classe trabalhadora e empresariado, dentre eles, a jornada de trabalho, a relação do meio ambiente com a exploração do trabalho escravo, as vozes da floresta amazônica e os impactos das mudanças climáticas na esfera trabalhista.

Objetivo é promover um amplo e contextualizado debate que envolva os principais atores que inspecionam a atividade trabalhista, fomentando a troca de proposições e experiências para consolidar o intercâmbio técnico e cultural entre os auditores fiscais do trabalho. Paralelamente, será realizada a 15ª Jornada Iberoamericana de Inspeção do Trabalho, o que confere notoriedade internacional ao evento.

Todas as deliberações do encontro constarão na “Carta de Belém”, documento oficial que será apresentado, debatido, votado e aprovado durante a sessão plenária de encerramento.

A atração musical ficará por conta do Arraial do Pavulagem

Serviço:

Evento em Belém discute os impactos das mudanças climáticas nas relações trabalhistas

Dia 26 de outubro, às 9h

Encontro na Praça em Defesa do Trabalhador

Local: Praça da República