Jaguatirica é flagrada próximo a usina de Belo Monte

Felino foi flagrado graças a câmeras de segurança em área de proteção ambiental

Publicado em 9 de setembro de 2025 às 17:48

Felino foi flagrado circulando em área ambiental
Felino foi flagrado circulando em área ambiental Crédito: Divulgação

Uma área de proteção ambiental próxima à usina de Belo Monte teve um visitante especial que foi flagrado graças a câmeras de segurança: uma jaguatirica foi flagrada andando tranquilamente pelo espaço.

A presença do animal mostra que a área de preservação ambiental continua tendo, no seu espaço, a presença de animais silvestres.

O animal é um dos felinos mais conhecidos da fauna brasileira e é um animal solitário que marca território em áreas de floresta preservada. A reprodução ocorre com ninhadas de até dois filhotes ao longo do ano.

De acordo com a empresa que administra a Usina, o animal já foi registrado mais de 60 vezes, em 13 anos de operações no local. O registro da jaguatirica é mais um animal que já apareceu no local que já tem na lista ariranha, macaco-aranha, onça-pintada e cachorro-vinagre.

O monitoramento de animais silvestres da região é um dos compromissos da Norte Energia para o licenciamento ambiental da área. O local já registrou aproximadamente 1.200 animais da região, entre mamíferos, répteis, aves, morcegos, anfíbios e invertebrados.