Lula manda recado sobre a COP em Belém. “COP da Verdade”

Declaração do presidente foi um dos principais assuntos do dia da Assembleia Geral da ONU.

Publicado em 23 de setembro de 2025 às 15:51

Lula chama atenção do mundo para a COP30, em Belém
Lula chama atenção do mundo para a COP30, em Belém Crédito: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luís Inácio Lula da Silva deu declarações sobre a COP30, evento que vai discutir mudanças climáticas no mês de novembro, em Belém. A fala foi durante a Assembleia Geral da ONU, nesta terça-feira (23).

Lula falou sobre a importância de mostrar a realidade da Amazônia para o mundo, em um evento que, segundo ele, será crucial para o futuro do planeta.

“A COP30, em Belém, será a COP da verdade. Será o momento dos líderes mundiais provarem a serenidade de seu compromisso com o planeta. Sem ter o quadro completo das Contribuições Nacionalmente Determinadas. Caminharemos de olhos vendados para o abismo. O Brasil se comprometeu a reduzir suas emissões, abrangendo todos os gases de efeito estufa e todos os setores da economia”, declarou Lula.

“Em Belém, o mundo vai conhecer a realidade da Amazônia. O Brasil já reduziu pela metade o desmatamento na região nos dois últimos anos. Erradicá-lo requer garantir condições dignas de vida para seus milhões de habitantes”, pontuou.

Lula também chamou atenção para o financiamento climático dos países ricos, em busca de equilibrar o planeta. “Enquanto isso, os países ricos usufruem de um padrão de vida obtido às custas de duzentos anos de emissões. Exigir maior ambição e maior acesso a recursos e tecnologias não é uma questão de caridade, mas de justiça”, finaliza.

Lula ainda participará de um evento que irá apresentar discussões para a COP30, nesta quarta-feira (24), nos EUA.