Marcha Mundial pelo Clima percorre Belém neste sábado; chegada será na Aldeia Amazônica

A mobilização reúne lideranças indígenas, coletivos amazônicos, organizações nacionais e internacionais, além de representantes comunitários que participam da conferência

Publicado em 15 de novembro de 2025 às 09:17

A caminhada saiu do Mercado de São Brás e tem chegada prevista na Aldeia Amazônica, no bairro da Pedreira.
A caminhada saiu do Mercado de São Brás e tem chegada prevista na Aldeia Amazônica, no bairro da Pedreira. Crédito: Divulgação/Majo Giovo

A Marcha Mundial pelo Clima reúne, na tarde deste sábado (15), participantes da COP30 e movimentos sociais em um grande ato pelas ruas de Belém. A caminhada saiu do Mercado de São Brás e tem chegada prevista na Aldeia Amazônica, no bairro da Pedreira.

A mobilização reúne lideranças indígenas, coletivos amazônicos, organizações nacionais e internacionais, além de representantes comunitários que participam da conferência. Durante o trajeto, os participantes carregam faixas e estandartes e promovem intervenções culturais que destacam a identidade e as pautas da região.

O objetivo da marcha é chamar atenção para a urgência da crise climática e pressionar delegações oficiais por medidas concretas. Os movimentos defendem temas como transição justa, financiamento climático e políticas públicas que fortaleçam comunidades tradicionais e garantam adaptação e mitigação frente aos impactos ambientais.