Ministério do Turismo lança nova malha aérea para a COP30 em Belém

A iniciativa vai ampliar a conectividade de Belém com destinos nacionais e internacionais.

Publicado em 10 de julho de 2025 às 21:48

Ministério do Turismo lança nova malha aérea para a COP30 em Belém
Ministério do Turismo lança nova malha aérea para a COP30 em Belém Crédito: Leila Souza/ Roma News

Em evento realizado na noite desta quinta-feira (10) em Belém, o Ministério do Turismo lançou uma nova malha aérea para a COP 30. A iniciativa vai ampliar a conectividade de Belém com destinos nacionais e internacionais.

A ação faz parte da preparação do estado para receber turistas de todo o mundo durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que acontece em novembro na capital paraense.

Durante o coquetel de lançamento, o ministro do Turismo, Celso Sabino, falou sobre o legado que a COP 30 deixará ao Pará e da contribuição do Governo Federal no desenvolvimento turístico da região norte.

"Quando o presidente Lula e o governador Helder anunciaram a decisão oficial e definitiva da Organização das Nações Unidas, de que pela primeira vez na história, depois de 29 grandes eventos pelo mundo, a 30° COP seria no Brasil, na porta de entrada da Amazônia, na cidade de Belém, todos nós festejamos muito, celebrando essa oportunidade de recebermos nesta cidade o principal evento diplomático hoje do planeta", declarou o ministro.

Ainda durante o evento que contou a presença de outras autoridades políticas, o ministro assinou o acordo firmado com as empresas aéreas vinculadas a Associação Brasileira de Aviação (ABA) que vai permitir a ampliação da malha aérea da capital paraense.

O diretor de relações da empresa Gol Linhas Aéreas, Gustavo Russolen, afirmou que a ampliação da malha aérea de Belém, vai ampliar em 200% as frequências de vôos para a região, que inaugurou recentemente a rota Belém -Miami, também por intermédio do ministério.

Segundo a representante da ABA, Ana Maria Mata, o esforço conjunto vai ampliar em 23,3% a oferta de acentos domésticos para o aeroporto de Belém, em novembro de 2025. "Isso significa que quase 246 mil acentos em relação aos 199 mil de novembro de 2024. Nossa expectativa é de que essa movimentação no aeroporto de Belém passe de 1.174 para quase 1.400 vôos. Nós temos certeza que a Cop aqui no Pará será um marco extraordinário em relação as demais Cops já realizadas".