OC ocupa o Centro de Belém com programação cultural e educativa durante a COP30

De 10 a 21 de novembro, a Central da COP, do Observatório do Clima, oferece atividades gratuitas, para o público em geral, em duas casas na Praça da República

Publicado em 4 de novembro de 2025 às 12:35

De 10 a 21 de novembro, a Central da COP, do Observatório do Clima, oferece atividades gratuitas, para o público em geral, em duas casas na Praça da República
De 10 a 21 de novembro, a Central da COP, do Observatório do Clima, oferece atividades gratuitas, para o público em geral, em duas casas na Praça da República Crédito: Reprodução 

A Central da COP, iniciativa do Observatório do Clima para aproximar a sociedade das discussões sobre clima durante a COP30, ocupará, entre os dias 10 e 21 de novembro, o Teatro Waldemar Henrique e o Instituto de Ciências da Arte (ICA/UFPA) — espaços cedidos pela Fundação Cultural do Pará e pela Universidade Federal do Pará, com apoio da Secretaria de Estado de Cultura. A programação paralela à COP30 reúne atividades culturais e informativas. Confira a seguir os detalhes.

Teatro Waldemar Henrique

Inaugurado em 1979, o Teatro Experimental Waldemar Henrique — localizado na Praça da República e com elementos de arquitetura Art Nouveau — será palco das atividades culturais selecionadas pelo Observatório do Clima por meio de edital. Ao todo, foram 277 inscrições de artistas e grupos do Pará, com 28 projetos escolhidos. A programação inclui apresentações teatrais e musicais, performances, exposição fotográfica e oficinas, e contará com tradução em Libras

A cerimônia de abertura acontecerá na noite de 10 de novembro, com entrada exclusiva para convidados e inscritos. O evento contará com a apresentação de uma peça de teatro seguida de um coquetel e performance. As inscrições devem ser feitas neste formulário.

A partir de 11 de novembro, a programação será aberta ao público. Um dos destaques desse dia é a apresentação das Suraras do Tapajós, grupo de carimbó formado por mulheres indígenas do Baixo Tapajós, que subirão ao palco do teatro para mostrar por meio da música e da dança a urgência da preservação da floresta e do território para o combate às mudanças climáticas.

Instituto de Ciências da Arte (ICA/UFPA)

Ao lado do teatro, outro prédio histórico receberá atividades lideradas principalmente por integrantes das organizações da rede Observatório do Clima. No ICA, o público poderá participar de rodas de conversa, exibições de filmes, aulas e exibições de filmes.

Entre os destaques estão as aulas voltadas a quem quer entender melhor as mudanças climáticas e tirar dúvidas com especialistas. O espaço também receberá o lançamento do livro “Transformações do tempo e políticas climáticas dos povos indígenas”, de Sineia do Vale, cientista indígena e co-presidente do Caucus Indígena.

Balcão de informações

O ICA abrigará o Balcão de Informações da Central da COP, um espaço de acolhimento e orientação ao público. No local, visitantes terão acesso a uma linha do tempo ilustrada com destaques das COPs, uma estante com cartilhas — incluindo Almanaque do clima, Eunice: um guia ilustrado sobre a crise climática e Acordo de Paris: um guia para os perplexos — e relatórios do Observatório do Clima e de parceiros, além de tablets com vídeos explicativos sobre temas relacionados às negociações climáticas. Também será no ICA que o público poderá retirar gratuitamente o Passaporte Central da COP.

Passaporte

O Passaporte Central da COP é uma campanha interativa criada pelo Observatório do Clima para incentivar a circulação e o engajamento do público durante a COP em Belém. Com ele, visitantes podem registrar suas visitas aos diferentes espaços e casas parceiras que compõem o circuito fora da Zona Azul, o espaço oficial e restrito da COP30.

A cada local visitado, o participante recebe um carimbo personalizado. Ao acumular carimbos, poderá trocá-los por brindes. O passaporte traz um mapa ilustrado pelo desenhista paraense Claubert Amador.

Cursinho ABC do Clima

O Observatório do Clima vai oferecer uma série de nove aulas introdutórias sobre temas relacionados às mudanças climáticas — como o que é COP, por que o planeta está aquecendo e como se adaptar (confira o programa completo aqui). As aulas, ministradas por especialistas, são voltadas a quem deseja entender o essencial sobre o problema. A participação é gratuita, mas necessita de inscrição (inscreva-se neste formulário). Quem participar de no mínimo três aulas receberá certificado.

Serviço

Onde: Teatro Waldemar Henrique e Instituto de Ciências das Artes (ICA/UFPA), localizados na Praça da República, Campina, Belém

Quando: de 10 a 21 de novembro

Confira a programação completa aqui.

A cerimônia de abertura no dia 10 é fechada para convidados e credenciados (formulário para credenciamento).

Sobre a Central da COP – A Central da COP é um projeto criado pelo Observatório do Clima para aproximar o público das discussões sobre a conferência do clima. Lançado em 2024, começou como um site com linguagem inspirada no futebol, com notícias e colunas. Em 2025, a iniciativa expandiu a atuação com a participação em eventos, distribuição de materiais informativos impressos, realização de um programa de mesa-redonda sobre mudanças climáticas, uma coluna semanal no jornal O Globo e a campanha Estação Central da COP, que distribuiu quase 2 mil caixas com materiais educativos para comunidades organizarem encontros sobre a COP30. As atividades durante as duas semanas da conferência marcam o encerramento desse ciclo da Central.

https://centraldacop.oc.eco.br/

Sobre o Observatório do Clima – Fundado em 2002, e a principal rede da sociedade civil brasileira com atuaça o na agenda clima tica. Reu ne hoje 161 integrantes, entre organizaço es socioambientais, institutos de pesquisa e movimentos sociais. Seu objetivo e ajudar a construir um Brasil descarbonizado, igualita rio, pro spero e sustenta vel. O OC publica desde 2013 o SEEG, estimativa anual das emisso es de gases de efeito estufa no paí s.

Informações para imprensa

Solange A. Barreira – Observato rio do Clima

+ 55 11 9 8108-7272