Oficina internacional na UFPA usa metodologia francesa para explicar crise climática de forma prática

Mural do Clima promove experiência colaborativa que conecta ciência e sociedade em plena Amazônia

Publicado em 2 de julho de 2025 às 12:02

Mural do Clima promove experiência colaborativa que conecta ciência e sociedade em plena Amazônia
Mural do Clima promove experiência colaborativa que conecta ciência e sociedade em plena Amazônia Crédito: Divulgação

A Universidade Federal do Pará (UFPA) sedia nesta quinta-feira (3) uma oficina internacional que propõe um novo jeito de falar sobre mudanças climáticas. Aplicada em mais de 50 países, a metodologia “Mural do Clima” chega ao Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) com o objetivo de tornar o debate ambiental mais acessível, participativo e baseado em evidências científicas.

A atividade será realizada das 8h às 12h no mini-auditório do NAEA, no Campus Profissional da Cidade Universitária João da Silveira Neto, em Belém. A participação é gratuita e aberta à comunidade acadêmica e ao público em geral.

Criado na França em 2018, o Mural do Clima já foi traduzido para mais de 40 idiomas e tem sido usado em universidades, escolas, ONGs, órgãos públicos e empresas. A proposta é transformar o conhecimento científico sobre o aquecimento global em ação concreta, por meio de uma dinâmica de grupo com cartas ilustradas, facilitadores experientes e construção coletiva de um mapa mental sobre causas, consequências e soluções da crise climática.

“A realização do workshop em parceria com o GEAM/NAEA/UFPA representa uma ação colaborativa entre ciência e sociedade. Trata-se da formação de multiplicadores capazes de facilitar o entendimento dos dados científicos sobre mudanças climáticas com atividades práticas e participativas”, destaca a professora Marilena Loureiro, coordenadora do Grupo de Estudos em Educação e Meio Ambiente (GEAM).

Referência na educação ambiental na Amazônia há 27 anos, o GEAM realiza pesquisas, ações de extensão e formação de educadores ambientais. Para a professora Marilena, o evento também reforça o papel estratégico da região amazônica na construção de soluções globais:

“É essencial que territórios como o nosso, diretamente impactados pelas mudanças climáticas, tenham acesso a informações qualificadas e ferramentas que ampliem a conscientização ambiental”, afirma.

A oficina integra um esforço de articulação internacional em preparação para a COP30, que será realizada em Belém em 2025, e reforça a importância da educação ambiental como base para enfrentar os desafios climáticos do presente e do futuro.

Serviço

Oficina Mural do Clima – NAEA/UFPA

Data: 3 de julho de 2024 (quinta-feira)

Horário: 8h às 12h

 Local: Mini-auditório do NAEA. Campus Profissional. Cidade Universitária João da Silveira Neto, Belém/PA

Mais informações: @muraldoclimabr