PF divulga balanço parcial das ações anti-drone durante a COP30

Cerca de 1.105 drones não autorizados foram detectados em áreas sensíveis da COP30

Publicado em 12 de novembro de 2025 às 09:42

Cerca de 1.105 drones não autorizados foram detectados em áreas sensíveis da COP30 - 
Cerca de 1.105 drones não autorizados foram detectados em áreas sensíveis da COP30 -  Crédito: Divulgação/Polícia Federal

A Polícia Federal divulga os dados parciais referentes à detecção e mitigação de drones não autorizados em áreas sensíveis relacionadas à COP30. As ações de defesa e proteção aérea são coordenadas pelo Centro Integrado de Controle de Aeronaves Remotamente Pilotadas e Contramedidas (CIC-ARP/CM), sob direção da Polícia Federal e com a participação das Forças Armadas (Exército, Marinha e Força Aérea) e demais órgãos de segurança pública.

No período de 31/10 a 10/11 o sistema de monitoramento identificou 1.105 ARPs não autorizados e mitigou 124 tentativas de sobrevoo irregular em áreas de interesse estratégico, como o Aeroporto Internacional de Belém, o Parque da Cidade e o Porto Outeiro.

O uso não autorizado de aeronaves remotamente pilotadas constitui infração administrativa e pode configurar crime previsto na legislação penal e aeronáutica brasileira, sujeitando o operador a sanções civis, penais e administrativas.

Ressalta-se que a pilotagem de drones está terminantemente proibida nas áreas de interesse da conferência e da segurança presidencial, especialmente nas proximidades do Aeroporto Internacional de Belém, Parque da Cidade, Porto Miramar, Porto Outeiro e locais onde se encontrar o Presidente da República.

A Polícia Federal continuará realizando o monitoramento e as medidas de neutralização necessárias para garantir a segurança do evento e a integridade de todos os participantes.

Esses números reforçam a eficácia do aparato tecnológico e operacional empregado pelo CIC-ARP/CM e pelas instituições parceiras na prevenção de incidentes e na proteção integral dos espaços aéreos estratégicos da COP30.