PF identifica cinco foragidos entre trabalhadores da COP30

Ao todo, mais de 25 mil pessoas, entre prestadores de serviço, fornecedores e profissionais envolvidos na organização, passaram por verificação de antecedentes.

Publicado em 10 de novembro de 2025 às 18:49

Ao todo, mais de 25 mil pessoas, entre prestadores de serviço, fornecedores e profissionais envolvidos na organização, passaram por verificação de antecedentes.
Ao todo, mais de 25 mil pessoas, entre prestadores de serviço, fornecedores e profissionais envolvidos na organização, passaram por verificação de antecedentes. Crédito: Agência Brasil

A Polícia Federal (PF) identificou cinco pessoas com mandados de prisão em aberto entre os candidatos a trabalhar na COP30, que iniciou oficialmente nesta segunda-feira (10), em Belém. A informação foi confirmada pela corporação em nota divulgada à imprensa.

De acordo com a PF, a checagem foi realizada durante a execução do plano de segurança montado para o evento. Ao todo, mais de 25 mil pessoas, entre prestadores de serviço, fornecedores e profissionais envolvidos na organização, passaram por verificação de antecedentes. Destas, 725 apresentaram algum tipo de registro negativo, e cinco foram identificadas como foragidas da Justiça.

A corporação informou que essas pessoas se candidataram para atuar na conferência, mas não chegaram a ser selecionadas. Os dados foram encaminhados à coordenação da COP30, que deve adotar as medidas cabíveis.

A operação faz parte do esquema de segurança reforçado em Belém por conta da conferência, que reúne chefes de Estado e milhares de participantes de todo o mundo. Na última semana, o governo federal decretou Garantia da Lei e da Ordem (GLO) na capital paraense, permitindo o apoio das Forças Armadas nas ações de segurança durante o evento.

Com informações do Pleno News