Plano Diretor de Belém vai ampliar arborização da cidade

Tema voltou a ser abordado pelo prefeito de Belém durante a abertura do ano Legislativo 2025, nesta segunda (17).

Publicado em 17 de fevereiro de 2025 às 14:39

Árvores 
Árvores  Crédito: Redes sociais 

Após a sessão solene de abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), nesta segunda-feira (17), o prefeito de Belém, Igor Normando (MDB), voltou a falar durante entrevista sobre o Plano Diretor de Belém, que tem como principal objetivo ampliar a arborização da capital paraense e rediscutir as alturas das edificações. A expectativa é a que, em breve, o documento seja apreciado na Câmara Municipal de Vereadores. 

O documento que norteia o planejamento urbano de Belém tem como principal paura a arborização, principalmente pela realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30) na cidade, com objetivo de envolver questões sociais, ecológicas e de desenvolvimento econômico.

O prefeito de Belém ressaltou ainda que essa ferramenta é fundamental para o desenvolvimento da cidade, preservando o seu patrimônio histórico, e garantindo também novas formas da cidade ter espaços mais bem aproveitados. Porém, apesar da urgência em aprovar esse projeto, ele garantiu que haverá responsabilidade por parte da Prefeitura.

“A ideia é fazer uma discussão ampla sobre o Plano Diretor urbano para que quando ele venha para a Câmara já tenhamos feito isso, e seja o mais democrático possível, por isso vamos ouvir  universidades, a construção civil, a indústria e a população", destacou o gestor municipal. 

Seguindo o Plano Diretor atual, ou ponto que deve ser discutido é o número máximo de pavimentos permitido para a edificação, considerando alguns critérios de altura.