PRF e Comando Operacional Conjunto Marajoara realizam Exercício Simulado de Escolta de Chefes de Estado para COP30

O treinamento faz parte dos preparativos para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que ocorrerá no mês de novembro, em Belém.

Publicado em 16 de outubro de 2025 às 17:01

PRF e Comando Operacional Conjunto Marajoara realizam Exercício Simulado de Escolta de Chefes de Estado para COP30.
PRF e Comando Operacional Conjunto Marajoara realizam Exercício Simulado de Escolta de Chefes de Estado para COP30. Crédito: Divulgação

Na tarde deste sábado (18), agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), militares do Exército Brasileiro (EB) que compõem o Comando Operacional Conjunto MARAJOARA, agentes do Departamento de Trânsito do Pará (Detran-PA) e da Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade de Belém (SEGBEL), realizarão um Exercício Simulado de Escolta de Chefes de Estado. O treinamento faz parte dos preparativos para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que ocorrerá no mês de novembro, em Belém.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) participa do exercício, mobilizando cerca de 100 policiais e o Exército Brasileiro com cerca de 25 militares, todos esses elementos integrarão as equipes de escolta, batedores e a coordenação da Central Conjunta de Escolta.

O exercício consistirá em um treinamento real, em que as equipes de batedores realizarão a escolta de comboios de dignitários, em diferentes rotas, pelas vias urbanas da cidade de Belém.

A concentração será na Praça da República. De lá, partirão os comboios em duas rotas protocolares: a primeira saindo do Hotel Princesa Louçã em direção ao Parque da Cidade e a segunda saindo do Hotel Grand Mercure também em direção ao Parque da Cidade.

Simultaneamente, haverá outra equipe interagência no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) realizando o monitoramento do trânsito e o acompanhamento em tempo real dos deslocamentos dos comboios.

O objetivo é adestrar as frações não apenas no que se refere às Táticas, Técnicas e Procedimentos dos batedores, mas também simular situações e condutas reais que poderão surgir ao longo do evento, além de avaliar os possíveis impactos e reflexos no trânsito da região metropolitana de Belém por ocasião dos desvios e bloqueios realizados.

SERVIÇO:

EXERCÍCIO SIMULADO DE ESCOLTA DE CHEFES DE ESTADO

Data: Sábado (18)

Hora: 14h (Concentração)

Local: Praça da República, em Belém.