Príncipe William vem ao Brasil em novembro para prêmio de sustentabilidade

Mais de 2.400 soluções ambientais estão concorrendo este ano, 232 delas baseadas na América do Sul e, destas, 142 no Brasil.

Publicado em 1 de outubro de 2025 às 09:08

O príncipe William, do Reino Unido, vem ao Brasil em novembro.
O príncipe William, do Reino Unido, vem ao Brasil em novembro. Crédito: Reprodução/Redes Sociais

O príncipe William, do Reino Unido, vem ao Brasil em novembro para apresentar o prêmio de sustentabilidade de sua fundação voltada a conservação ambiental, chamado de Earthshot. Será a primeira vez que a cerimônia será realizada na América Latina.

William deve chegar ao Rio de Janeiro no dia 3, e a premiação está agendada para o dia 5, no Museu do Amanhã. “É um marco histórico que reforça a importância do Brasil na agenda climática global”, diz a fundação em seu site.

“Sede de mais de metade da amazônia e de um quinto da biodiversidade mundial, o Brasil é central para o movimento global em busca de soluções baseadas na natureza para reparar e restaurar nosso planeta”, segue o texto.

A fundação diz que mais de 2.400 soluções ambientais estão concorrendo este ano, 232 delas baseadas na América do Sul e, destas, 142 no Brasil. O prêmio escolhe 15 das concorrentes, das quais 5 são premiadas com 1 milhão de libras esterlinas (cerca de R$ 7 milhões).

A cerimônia terá como mestre de cerimônia o apresentador Luciano Huck, da TV Globo, “reconhecido por seu profundo conhecimento com causas sociais e ambientais”, conforme a fundação. Outros convidados e atrações ainda serão anunciados.

O evento ocorre às vésperas da COP30, a conferência das Nações Unidas para o clima, que será realizada em Belém, de 10 a 21 de novembro. Não há confirmação de que o príncipe William vá à capital paraense para o evento.

O Prêmio Earthshot foi criado em 2020, com o objetivo de impulsionar soluções de problemas ambientais.

Entre os vencedores já esteve a organização brasileira Belterra, reconhecida em 2023. Sediada em Mato Grosso do Sul, ela ajuda pequenos e médios produtores a restaurar florestas.