Projeto Ciranda das Artes entrega arte e música em oficinas em Algodoal

O projeto tem o objetivo de promover arte, cultura e valorização da Amazônia no ambiente educacional.

Publicado em 30 de outubro de 2025 às 11:30

O Projeto Ciranda das Artes encerra neste sábado, 1º de novembro, na ilha de Algodoal.
O Projeto Ciranda das Artes encerra neste sábado, 1º de novembro, na ilha de Algodoal. Crédito: Divulgação

O Projeto Ciranda das Artes, realizado pela Associação Namazônia, encerra neste sábado, 1º de novembro, na ilha de Algodoal, município de Maracanã, no nordeste paraense, mais uma etapa de oficinas voltadas à promoção da arte e da cultura na Amazônia. As atividades finais incluem as oficinas de Confecção de Flauta Artesanal, ministrada por Mestre Marinho, e de Aquarela e Desenho Artístico, conduzida pelo instrutor Cléber Jorge Barbosa do Nascimento.

As ações são voltadas a alunos da Escola Municipal Professora Maria de Lourdes Ferreira, que já concluíram, na semana passada, a oficina de Iniciação à Fotografia – Flauta Mágica, sob a orientação da instrutora Evna Moura.

Patrocinado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), o projeto é uma iniciativa da Associação Namazônia e tem o objetivo de promover arte, cultura e valorização da Amazônia no ambiente educacional.

Iniciado no primeiro semestre em Marapanim, o Ciranda das Artes já alcançou 134 estudantes da rede municipal. A previsão é de que, até novembro, o número de participantes ultrapasse 500 alunos dos municípios de Marapanim e Maracanã, totalizando 26 oficinas aplicadas.

Em Algodoal, a oficina de Confecção de Flauta Artesanal vem despertando o interesse de músicos e moradores da comunidade. O instrutor Mestre Marinho, natural de Marudá-Marapanim, é fundador do grupo Nativos de Marudá e possui mais de 30 anos de experiência na construção de instrumentos tradicionais do carimbó. Na oficina, ensina técnicas de confecção de flautas artesanais com tubos de PVC.

Já as oficinas de Desenho Artístico e Aquarela, ministradas por Cléber Barbosa, introduzem os alunos às noções básicas de desenho livre, estrutura e estudo das cores — quentes, frias e complementares — utilizando papel, lápis, tintas e aquarelas.

Entre os dias 3 e 14 de novembro, Mestre Marinho ministrará ainda a oficina de Musicalização em Flauta Artesanal, aberta à comunidade de Algodoal.

O Projeto Ciranda das Artes conta com o apoio da Prefeitura de Marapanim, das Secretarias Municipais de Educação e Cultura, e, em Algodoal, da direção, coordenação pedagógica e professores da Escola Municipal Professora Maria de Lourdes Ferreira.

Fundada em 2001, a Associação Namazônia é uma organização não governamental sem fins lucrativos que atua na promoção da cidadania, cultura, educação, meio ambiente e tecnologia, com foco em povos e comunidades tradicionais e fazedores de cultura da Amazônia.