Rei e rainha da Suécia desembarcam em Belém para a Cúpula de Líderes da COP30

Carl XVI Gustaf e Silvia representam o país na reunião de chefes de Estado que acontece nesta quinta (6) e sexta (7)

Publicado em 5 de novembro de 2025 às 13:56

O rei da Suécia, Carl XVI Gustaf, e a rainha Silvia Sommerlath
O rei da Suécia, Carl XVI Gustaf, e a rainha Silvia Sommerlath Crédito: Reprodução 

O rei da Suécia, Carl XVI Gustaf, e a rainha Silvia Sommerlath desembarcam nesta quarta-feira (5) em Belém (PA) para participar da Cúpula de Líderes da COP30, marcada para quinta (6) e sexta-feira (7). O casal real chega à capital paraense após cumprir compromissos oficiais em São Paulo, onde esteve nos últimos dias.

A rainha Silvia tem forte ligação com o Brasil. Nascida na Alemanha, ela viveu a infância e a adolescência na capital paulista, fala português fluentemente e é filha de mãe brasileira e pai alemão.

Segundo o Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores), 57 chefes de Estado e de governo devem participar da Cúpula em Belém. A lista completa ainda não foi divulgada, mas já está confirmado que os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, da China, Xi Jinping, e da Argentina, Javier Milei, não virão ao evento.

Carl XVI Gustaf e Silvia serão os únicos monarcas entre os líderes presentes. O príncipe William, herdeiro do trono britânico e filho do rei Charles III, também participará da Cúpula, embora não como chefe de Estado.

O Itamaraty informou ainda que 39 países estarão representados por ministros e outros 43 por autoridades de escalão inferior.

Com informações do Poder 360