Rota do Combú ganha destaque em site americano de turismo

Segundo a publicação, o projeto é um exemplo de turismo de base comunitária, que coloca os moradores ribeirinhos como protagonistas.

Publicado em 19 de outubro de 2025 às 15:56

Segundo a publicação, o projeto é um exemplo de turismo de base comunitária, que coloca os moradores ribeirinhos como protagonistas.
Segundo a publicação, o projeto é um exemplo de turismo de base comunitária, que coloca os moradores ribeirinhos como protagonistas. Crédito: Agência Brasil

O site norte-americano Travel and Tour World destacou a Rota do Combú, em Belém, como um dos destinos mais autênticos e inovadores do Brasil. Segundo a publicação, o projeto é um exemplo de turismo de base comunitária, que coloca os moradores ribeirinhos como protagonistas. “Mais do que um passeio, a Rota do Combú é um mergulho profundo no cotidiano amazônico”, afirma a reportagem.

Localizada a 15 minutos de barco de Belém, a Ilha do Combú combina natureza e cultura tradicional, com restaurantes à beira do rio, riachos para banho e iguarias regionais. O roteiro incentiva estadias de dois a três dias para maior imersão.

A Rota do Combú reúne 14 empreendimentos locais, incluindo cooperativa de barqueiros, artesãos, eco-lodges e oficinas vivenciais, promovendo empreendedorismo sustentável. “O que torna o Combú tão especial é que o desenvolvimento turístico nasceu da própria comunidade”, destaca o site.

O projeto é resultado da parceria entre Embratur, Sebrae e moradores da ilha, preservando cultura e natureza enquanto gera benefícios econômicos e culturais. Marcelo Freixo, presidente da Embratur, afirma que a rota representa “a essência de um novo modelo de turismo brasileiro, um Brasil que lidera pelo exemplo”.