Transição energética será tema de reunião em Belém.

Programação será realizada em parceria com a FIEPA

Publicado em 16 de setembro de 2025 às 16:16

Biocombustível será pilar de um importante encontro as vésperas da COP30
Biocombustível será pilar de um importante encontro as vésperas da COP30 Crédito: Divulgação / FIEPA

Às vésperas da COP30, Belém vai receber um encontro que vai discutir a transição energética. O encontro “Etanol & COP30: Liderança Brasileira Energética Global” será realizado no dia 3 de outubro na sede da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), na capital paraense.

O evento é promovido pela Bioenergia Brasil, Jornada COP+, Sindicanálcool Bioenergia e FIEPA. A programação tem como objetivo discutir estratégias brasileiras de biocombustíveis para a COP30.

Nos últimos anos, o Brasil vem se destacando no ramo energético: o país evitou a emissão de aproximadamente 36 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2), por meio do RenovaBio. Os dados equivalem à emissão anual de cerca de 7,5 milhões de veículos.

O país vem se destacando na produção de combustíveis renováveis: em 2023 foram 43 bilhões de litros na produção de etanol. Já o biodiesel, a produção superou 7,5 bilhões de litros.

A programação inclui debates sobre o tema, a transição energética utilizando recursos renováveis e uma carta de compromisso para o setor de biocombustível.

O evento está previsto para o dia 3 de outubro, sexta-feira, na sede da FIEPA e com transmissão nas plataformas digitais.