Trump cita possibilidade de vir à COP30, em Belém

Presidente dos EUA mencionou possibilidade de participar da conferência climática na capital paraense.

Publicado em 6 de outubro de 2025 às 23:31

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos -
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos - Crédito: Instagram/The White House

Durante entrevista coletiva na Casa Branca nesta segunda-feira (6), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que considera a possibilidade de visitar o Brasil em novembro, por ocasião da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém.

A declaração foi feita após uma conversa telefônica com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na qual os dois líderes discutiram temas bilaterais. “Em algum momento eu vou [ao Brasil], e ele [Lula] vai vir aqui... Nós conversamos sobre isso”, disse Trump ao responder pergunta sobre presença na capital paraense.

Caso a visita se concretize, será a primeira vez que Trump vem ao Brasil em caráter oficial. Durante seus mandatos anteriores, o republicano não chegou a visitar o país, apesar de manter relações diplomáticas com líderes brasileiros.

No telefonema, Trump chamou Lula de “bom homem” e descreveu a conversa como “ótima”. Segundo ele, há interesse mútuo na retomada de negociações comerciais entre os dois países, sinalizando uma possível reaproximação política e econômica.

A COP30, que será realizada pela primeira vez na Amazônia brasileira, vai reunir líderes globais em discussões sobre o combate às mudanças climáticas. A possível presença de Trump, conhecido por suas posições céticas em relação ao aquecimento global, pode gerar reações diversas ao redor do globo.