Veja como vai ficar o trânsito e linhas de ônibus durante a COP30 em Belém

O trânsito sofrerá alterações significativas, com interdições e um plano especial de mobilidade para gerenciar o grande fluxo de pessoas e veículos.

Imagem de perfil de Silmara Lima

Silmara Lima

Reporter / [email protected]

Publicado em 29 de outubro de 2025 às 10:43

A circulação será alterada em diversas ruas e avenidas de Belém, especialmente aquelas próximas ao Parque da Cidade.
A circulação será alterada em diversas ruas e avenidas de Belém, especialmente aquelas próximas ao Parque da Cidade. Crédito: Agência Pará

Belém está em plena mobilização para sediar a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que ocorre em novembro de 2025. O trânsito na capital paraense sofrerá alterações significativas, com interdições e um plano especial de mobilidade para gerenciar o grande fluxo de pessoas e veículos. As alterações começam às 5h do dia 2 de novembro e seguem até o encerramento da conferência.

Interdição total.
Interdição total. Crédito: Divulgação
Interdição intercalada.
Interdição intercalada. Crédito: Divulgação
Vias liberadas
Vias liberadas Crédito: Divulgação

Acesso de moradores e comerciantes

A prefeitura implementou uma série de mudanças para organizar a circulação, principalmente nas áreas próximas aos locais do evento, e recomendou que a população se planeje para evitar transtornos. Moradores e comerciantes que vivem ou trabalham em áreas com bloqueio total precisarão de credenciamento e comprovante de residência para ter acesso.

De acordo com informações da Prefeitura de Belém e do Governo do Estado, equipes da organização do evento farão visitas às residências e estabelecimentos para realizar o cadastramento. Quem mora ou trabalha na avenida Dr. Freitas, entre a Duque de Caxias e a Romulo Maiorana, deverá acessar a via pelo ponto de interdição 3. Já os que residem ou atuam na Duque de Caxias, entre a Travessa Alferes Costa e a Dr. Freitas, terão passagem pelo ponto 5.

Principais mudanças no trânsito:

• Interdições e bloqueios: A circulação será alterada em diversas ruas e avenidas de Belém, especialmente aquelas próximas ao Parque da Cidade, onde ocorrerá grande parte da programação. Apenas veículos autorizados terão acesso a áreas restritas para garantir a segurança e a fluidez do tráfego para os participantes.

• Restrições de acesso ao Parque da Cidade: Por questões de segurança, algumas vias que levam ao Parque da Cidade terão pontos de controle e acesso restrito. O embarque e desembarque de táxis e carros de aplicativo só será permitido em avenidas específicas, como Visconde de Inhaúma e Rômulo Maiorana.

• Transporte exclusivo para participantes: Haverá um sistema de transporte exclusivo para quem participa da "Zona Azul", com 15 linhas de ônibus que funcionarão 24 horas por dia, de 1 a 23 de novembro. O acesso será liberado com a credencial do evento.

• Transporte público para o público geral: Quem utilizar o transporte público regular poderá usar as linhas de ônibus municipais. Para quem se desloca ao Parque da Cidade, o ponto de desembarque mais próximo fica na Avenida Almirante Barroso.

Uso de veículos privados: Não haverá estacionamento disponível no local do evento. O embarque e desembarque de veículos particulares (carros, ônibus ou vans) ocorrerá na Avenida Duque de Caxias, em área específica.

Uso de aplicativos de transporte (apps): O embarque e desembarque de passageiros de apps de transporte será em uma área exclusiva na Avenida Rômulo Maiorana, entre a Dr. Freitas e a Lomas Valentinas.

Desvios e interdições temporárias de linhas de ônibus

A Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade de Belém (SEGBEL) já publicou plano de intervenções entre 4 e 22 de novembro de 2025, com mudanças em diversos itinerários de ônibus para garantir o funcionamento regular durante a COP30. Quem utiliza transporte público deverá observar com atenção as alterações de trajeto e de ponto terminal temporárias. Veja a seguir:

No Centro da cidade: as linhas que passavam por Av. Presidente Vargas > Av. Nazaré > Magalhães Barata > Av. Almirante Barroso terão itinerários alterados.

• Na Av. Arthur Bernardes (sentidos entre Rodovia do Tapanã e Av. Pedro Álvares Cabral) irão vigorar desvios entre os dias 4 e 9 de novembro.

• No distrito de Outeiro e em Icoaraci também haverá transferências de ponto terminal e desvios temporários.

• Transporte emergencial gratuito para moradores de áreas afetadas pelas mudanças no trânsito. Para os moradores do entorno da Av. Arthur Bernardes, uma linha emergencial gratuita de ônibus será operada durante o período de interdição.

O governo reforça que as medidas são temporárias e fazem parte do planejamento de mobilidade para o período da COP30, com o intuito de garantir segurança e organização durante os deslocamentos das delegações e das autoridades participantes.