Veja quais autoridades já estão em Belém para a Cúpula dos Líderes da COP30

Chefes de Estado e representantes internacionais chegam à capital paraense para o encontro que começa nesta quinta (6)

Publicado em 5 de novembro de 2025 às 14:45

Chefes de Estado e representantes internacionais chegam à capital paraense para o encontro que começa nesta quinta (6)
Chefes de Estado e representantes internacionais chegam à capital paraense para o encontro que começa nesta quinta (6) Crédito: Agência Pará 

A movimentação em Belém já é intensa com a chegada das primeiras autoridades internacionais que participarão da Cúpula dos Líderes da COP30, marcada para quinta (6) e sexta-feira (7). O evento antecede a conferência oficial da ONU sobre o clima e vai reunir dezenas de chefes de Estado e de governo na capital paraense.

Desde terça-feira (4), representantes de diferentes países e organismos multilaterais começaram a desembarcar em Belém. Entre eles estão presidentes, ministros e líderes de instituições financeiras internacionais.

Autoridades que já estão em Belém:

• Javier Efraín Bú Soto, secretário de Estado das Relações Exteriores de Honduras – chegou em 4 de novembro

• Bola Tinubu, presidente da Nigéria – chegou em 4 de novembro

• Denis Sassou Nguesso, presidente da República do Congo – chegou em 5 de novembro

• Dilma Rousseff, presidenta do New Development Bank (NDB) – chegou em 5 de novembro

• Sidi Ould Tah, presidente do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD/AfDB) – chegou em 5 de novembro

• Assahoré Konan Jacques, ministro do Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Transição Ecológica da Costa do Marfim – chegou em 5 de novembro

• Azali Assoumani, presidente da União das Comores – chegou em 5 de novembro

• Jennifer Simons, presidenta do Suriname – chegou em 5 de novembro

A expectativa é que mais chefes de Estado e ministros cheguem à capital paraense ainda nesta quarta-feira (5) e nas primeiras horas de quinta (6), antes da cerimônia de abertura da Cúpula.

O encontro será liderado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e deve concentrar os debates em torno de financiamento climático, preservação das florestas tropicais e cumprimento do Acordo de Paris.

A COP30 começa oficialmente na próxima segunda-feira (10) e segue até o dia 21 de novembro, em Belém.